Entre mortos e feridos…


Os nova-iorquinos estão assustados. Em 2009, 382 pessoas foram vítimas de homicídio em Nova Iorque. Neste ano de 2010, já são 437 os assassinatos. Um incremento de 15% em um ano. Alguns analistas atribuem este aumento da violência à redução do contingente policial e à crise econômica que se abateu sobre os Estados Unidos.

São 437 homicídios para uma população de 8,5 milhões de habitantes. Há duas décadas esses números eram de mais de dois mil homicídios anuais.

Só para comparar, Salvador da Bahia tem menos de três milhões de habitantes. Em 2009, foram registrados aqui 1.734 homicídios e 862 tentativas de homicídio. Lembre: em NY foram 382 vítimas fatais no mesmo ano.

Alcançamos em setembro de 2010 a cifra de 1.244 homicídios, 567 tentativas e 15 latrocínios. E estes são os números oficiais, que costumam tender para menos. Veja aqui a página da Coordenação de Documentação e Estatística Policial da Secretaria de Segurança Pùblica do Estado da Bahia.

Salvador não está sozinha nessa disputa de “flesh and blood”. Só na cidade do Rio de Janeiro, com população de 6 milhões de almas, houve 2.155 homicídios em 2009. Foram 2.001 tentativas de homicídio e 90 latrocínios. As estatísticas do Instituto de Segurança Pública – ISP mostram ainda que foram encontrados 197 cadáveres ou ossadas naquele ano na Cidade Maravilhosa. Somando tudo, são 4.443 crimes contra a vida em apenas 365 dias.

Ganhamos de Nova Iorque nesta estatística. Duas perguntas:

1. Dá para ficar contente?

2. Dá para concordar com o laxismo penal, quando está em jogo o direito à vida?

Entre mortos e feridos, nem todos se salvarão.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s