Com o tema Ciências Criminais em Foco, acontecerá nos dias 5 e 6 de maio de 2011 no Teatro Tobias Barreto em Aracaju, o I Seminário Regional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) em Sergipe.
Estarão em debate vários temas das ciências criminais: elementos do crime à luz da Teoria Funcionalista; violência de gênero: marco teórico e debate acerca da eficácia da Lei Maria da Penha; tendências político-criminais em matéria de responsabilidade penal de adolescentes em conflito com a lei; tribunal do júri no Brasil: reflexões acerca do seu caráter democrático; o papel dos atores processuais na era do punitivismo; reflexões acerca da política de drogas: proibicionismo versus redução de danos; responsabilidade penal da pessoa jurídica: análise crítica acerca da jurisprudência dos tribunais superiores; a denúncia anônima e o inquérito policial; interstícios entre o jurídico e a saúde mental: a produção da loucura manicomial; pena de prisão: debate desde uma perspectiva criminológica; indivíduo, modernidade e teoria funcionalista; medidas cautelares no direito penal econômico; e prova ilícita: o juiz que entrou em contato deveria ser afastado?
A coordenação científica é da advogada e professora Daniela da Costa, doutora em direito penal pela USP. Entre outros, estarão em Sergipe como palastrantes, os professores Paulo Queiroz, Salo de Carvalho, Aury Lopes Junior, Sergio Salmoão Shecaira, o defensor público Daniel Nicory do Prado e o juiz José Anselmo de Oliveira.
Segundo o portal do evento na Internet, o IBCCRIM é um Instituto que desde 1993 vem-se empenhando na defesa de um direito penal garantista e hoje é conhecido pelos produtos que levam sua marca, tais como o boletim mensal, a revista trimestral, o site e as monografias publicadas.
Considerando que sou crítico do hipergarantismo, pode não parecer, mas sou associado ao IBCCrim há vários anos. No evento de Aracaju, o advogado Gamil Föppel e eu dividiremos o painel sobre Medidas Cautelares no Direito Penal Econômico.
Vlad : HiperGarantismo ?! Isso não existe ! Ou a constituição GARANTE ou não garante! Não existe Meia Virgem, Meio Honesto, Meio Sério. Ou se é ou não se é. Portanto, ou garante ou não garante ! Sem esse papo de que vocês estão querendo garantir direitos demais aos réus. NO DIA QUE O PIOR DOS FACÍNORAS TIVER GARANTIDO TODOS OS SEUS DIREITOS, TEREMOS A MELHOR GARANTIA DE QUE O CIDADÃO HONESTO TAMBÉM O TERÁ! Estas são as minhas palavras e minha crença mais arraiagada!
CurtirCurtir
Putz! Vou ter que visitar Aracaju em maio.
CurtirCurtir
Caro Vladimir,
Valeu pela postagem!
Grande abraço,
Daniela.
CurtirCurtir
Estou engatinhando em meu curso de Direito, mas pude perceber pelas suas publicações que são de professores assim que as universidades e faculdades precisam. Espero que passe por professores tão competentes quanto a sua pessoa. Parabéns pela inteligência, coragem e decência, muito carentes ainda em nosso país.
CurtirCurtir