Enquanto o Congresso Nacional decide se criará novos tribunais regionais federais em Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Curitiba (Proposta de Emenda à Constituição 544/2002), o Conselho da Justiça Federal (CJF) definiu as cidades onde serão instaladas as 230 novas varas federais criadas pela Lei 12.011/2009.
Segundo o cronograma de instalação aprovado pelo CJF no dia 14/abr, os novos juízos federais serão instituídos ao longo de cinco anos (2010-2014) nas cinco atuais regiões judiciárias. Vinte e duas capitais serão beneficiadas com pelo menos uma nova unidade: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina. No entanto, haverá novos juízos em todos os Estados da Federação, especialmente em cidades do interior. Das 230 novas varas, apenas 68 estarão nas capitais (31%). A interiorização é a pedra de toque. Definitivamente, a Justiça Federal está “no caminho da roça”.
Na Bahia, o cronograma de instalação é o seguinte:
2010: Irecê
2011: Feira de Santana, Jacobina e Teixeira de Freitas
2012: Alagoinhas e Vitória da Conquista
2013: Bom Jesus da Lapa
2014: Feira de Santana, Itabuna e Salvador.
Assim, até 2014, a Bahia contará com 10 novas varas federais. Espera-se que então o Congresso Nacional já tenha aprovado a PEC 544/02 autorizando a criação do TRF da 8ª Região, com sede em Salvador e jurisdição sobre Bahia e Sergipe. Atualmente são cinco os TRFs em funcionamento, instalados em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife. A PEC 544/02, de autoria do falecido senador Ramez Tebet, já foi aprovada em dois turnos no Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados. Se for promulgada, os quatro novos tribunais deverão entrar em funcionamento em 6 (seis) meses.
Dica: os concurseiros devem se preparar. A expansão da Justiça Federal exigirá a realização de concursos públicos para cargos de juiz federal, procurador da República, defensor público federal, e para os cargos auxiliares dessas carreiras jurídicas. A hora de começar a estudar é agora. Depois, é só arrumar as malas e ir morar no interiorzão do Brasil.
Vladimir o senhor sabe me informar se a Unidade para Jacobina foi aprovada? pois vi em outro site que outras cidades já começaram as instalações.
CurtirCurtir
Vladimir realmente o seu blog é muito interessante e informativo.
Não li o regimento interno ou qualquer lei que informa algo sobre o TRF, gostaria de saber se tem uma distância mínima necessária para a instalação de uma unidade entre outra. No TRT tem o limite mínimo de 100 km de uma cidade para outra e no TRF é da mesma forma ou se dá somente pela necessidade da região por um TRF.?
CurtirCurtir
Não sei se há distância mínima. Os critérios às vezes são meio obscuros.
CurtirCurtir
Caro professor,
Estou precisando entrar com um Mandado de Segurança com pedido de liminar contra a Receita Federal de Salvador. Gostaria de saber se a competencia é da justiça federal e qual vara devo dar entrada no pedido.
Este mandado de segurança é contra ato da receita que cancelou meu CPF sem notificação, e direito a contraditorio e ampla defesa, me causando sérios prejuizos pessoais e profissionais.
Poderia o senhor me orientar a respeito?
No aguardo
Luiz Antonio
CurtirCurtir
Consulte um advogado e ele saberá ajudá-lo. Posso dizer que a competência é da Justiça Federal e a vara pode ser a que jurisdiciona a cidade do seu domicílio.
CurtirCurtir
Professor, gostaria de saber se o MPF é vinculado disponibilizar uma unidade em cada cidade onde há uma vara federal? ou porderá ser designado um Procurador da capital com atribuições na vara do interior?
CurtirCurtir
Alex, o MPF não é obrigado a instalar procuradorias em todas as cidades-sede de Varas Federais. O MP tem autonomia administrativa. Dou um exemplo: na Bahia há varas federais em Itabuna e Ilhéus. Mas o MPF só instalou procuradoria em Ilhéus, que serve como polo regional. O mesmo se passa em Juazeiro/BA. O atendimento à Vara Federal dali é feito pela Procuradoria Polo de Petrolina/PE. Abs.
CurtirCurtir