PRF vai a júri federal em Salvador


O policial rodoviário federal K.S.T. vai a júri popular no próximo dia 25 de março.

Ele é acusado de matar o caminhoneiro Edgar Antônio Furtado com um tiro de espingarda calibre .12. Os fatos são objeto da ação penal 1997.33.00.008104-0. No libelo (peça extinta com a reforma processual de 2008), o MPF imputou ao réu a prática de homicídio simples (art. 121, do CP), cuja pena é de 6 a 20 anos de reclusão.

O crime aconteceu há mais de 19 anos, em 17 de dezembro de 1990, no km 371 da BR-101, no Município de Gandu/BA. O julgamento ocorrerá na Justiça Federal porque o fato foi cometido por funcionário público federal, no exercício da sua função (crime propter officium).

Pouco antes de ser morto, o caminhoneiro Edgar Antônio Furtado, teria matado o PRF Francisco Soares Monteiro a tiros de revólver. A polícia começou então uma perseguição, que culminou com a morte de Furtado.

Atuarei em plenário, representando o Ministério Público Federal. Na defesa, funcionará o experimentado advogado Vivaldo Amaral. O julgamento será presidido pelo juiz federal Durval Carneiro Neto, da 2ª Vara Criminal Federal de Salvador.

A sessão começará às 9 horas. O júri federal de Salvador se reúne no auditório do Fórum Teixeira de Freitas, na Av. Ulisses Guimarães, Centro Administrativo da Bahia. O acesso é livre e não é necessário senha. É um boa oportunidade para alunos de penal e processo penal aprenderem mais sobre o tribunal do júri.

Anúncios

2 comentários

  1. Boa tarde,

    Sou filho de Edgar Antonio Furtado, como pude ver o PRF Kleber foi absolvido do caso.

    “Mas fica a pergunta”: Ele relatou que como legítima defesa, sacou a arma e disparou contra meu pai. Mas como com um único tiro, pode ter deixado tantos chumbos nos restos mortais que foram exumados do meu pai?

    Eu procurei e não consegui encontrar em lugar nenhum o mandato para a exumação que foi feita pela policia.

    Como consigo encontrar?

    Atenciosamente
    Acácio Marques Furtado

    Curtir

    • Prezado Acácio,
      Os autos estão na Justiça Federal em Salvador. Você pode entrar em contato com a 2ª Vara Federal. Os chumbos correspondem a um tiro de espingarda, calibre 12.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s